Ubirajara Lima POR Sindimóveis - PB
22/12
as 18:34

Falta de consciência enfraquece entidade e categoria

Falta de consciência enfraquece entidade e categoria

Falta de consciência enfraquece entidade e categoria

Lamentavelmente, ainda é grande a falta de consciência entre os corretores de imóveis, para a importância do pagamento das contribuições associativa e sindical para o fortalecimento do Sindicato que os representa e da própria categoria, que lhes asseguram legítima e representatividade e usufruto dos serviços, benefícios e convênios - que não são poucos - oferecidos pela entidade.

Importância das contribuições

É através delas que são viabilizadas taxas exclusivas junto a várias instituições e inúmeros benefícios sócio-culturais, esportivos e de lazer, extensivos aos dependentes legais devidamente comprovados, além de cursos de língua estrangeira, além de descontos em faculdades, como forma de qualificação no mercado de trabalho globalizado.

Diferença entre elas

A contribuição associativa é diferente da contribuição sindical, que é anual e essencial à negociação de melhores salários, acordos coletivos com os empregadores, luta pela ampliação de benefícios e ações sobre as próprias necessidades das famílias de seus representados.
 
Inadimplência enseja suspensão do exercício profissional

Já a contribuição sindical é um tributo previsto no artigo 8º, inciso IV da Constituição Federal, bem como nos artigos 578 e seguintes da Consolidação das Leis do Trabalho, cujo recolhimento é obrigatório e se dá anualmente, com o objetivo de custear as atividades sindicais. Seu não pagamento enseja a suspensão do exercício profissional até a sua necessária quitação, sem prejuízo das penalidades pecuniárias.

- Modificado em: 22/12/2016 às 18:36

  • Compartilhe:
  • 0

Comentários

PERFIL

Ubirajara Marques de A. Lima Júnior ([email protected])

OUTROS BLOGS

ARQUIVOS